Yoga

Yoga significa unir, é uma filosofia que busca revelar-nos a nossa verdadeira identidade. O yoga pode e deve ser praticado por todos, independentemente da idade, ou da condição física.  A prática do yoga pressupõe, antes de tudo, o respeito e aceitação daquilo que se é.

O yoga aumenta a flexibilidade.

Na prática do yoga o aluno sente que os músculos se alongam e o corpo torna-se mais flexível e sem tensões.  A dor de costas, por exemplo, pode ser devida à rigidez dos músculos isquiotibiais (localizam-se na parte posterior das coxas), o que provoca a ausência de curvatura ao longo da coluna vertebral, sobretudo na zona lombar.

O yoga fortalece os músculos.

A prática de asanas (posturas) fortalece os músculos, equilibrando-se tonicidade e flexibilidade. Também melhora o equilíbrio, que é incrementado não só pela prática de posturas de equilíbrio, mas também pelo estímulo da concentração. Quando se trabalha a lateralidade do corpo, estimula-se o equilíbrio.

O yoga reforça o sistema imunitário.

Num estudo realizado pelos investigadores Kabat-Zinn e Richard Davidson, verificou-se haver um maior nível de anticorpos contra o vírus da gripe no grupo que praticava yoga e meditação, que no grupo de controle.

O yoga melhora a função pulmonar.

Está provado que a prática do yoga permite melhorar a capacidade vital na função respiratória, ou seja, o volume de ar que se consegue respirar), o que explica o sucesso das técnicas respiratórias do yoga em doentes asmáticos.

Yoga é a supressão da instabilidade da consciência

O yoga facilita o emagrecimento.

Um dos principais motivos pelo quais a prática do Yoga contribui para a perda de peso é devido ao controlo da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia.

O yoga melhora o sono.

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormona que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.

O yoga melhora o prazer no contato íntimo.

O desempenho sexual também pode melhorar com o Yoga, pois o casal passa a ter maior sensibilidade durante o contacto íntimo, devido à maior capacidade de relaxar e ter melhor recetividade ao parceiro. Além disso, com o controlo da concentração e o alívio da ansiedade, problemas como dificuldade para atingir o orgasmo, disfunção erétil, ejaculação precoce podem ser controlados.

O yoga ajuda a respirar mais lenta e profundamente.

Quanto mais lenta é a respiração mais se acalma o sistema nervoso. Em 1998, foi publicado na revista The Lancet um estudo sobre doentes com problemas respiratórios por doença cardíaca congestiva (êxtase pulmonar). Utilizando a técnica de respiração completa, transporta-se mais oxigénio aos alvéolos, contribuindo para uma melhoria significativa da capacidade respiratória.

A partir de 1 de Abril poderás incluir esta prática nas tuas rotinas e aumentar a tua qualidade de vida. aulas presenciais em alenquer e online. Fica atent@!

Duração da sessão

1 hora.

Tabela de preços

Aulas de grupo
Uma vez por semana
25/mês

60 minutos de aula presencial ou online

Aulas de grupo
Duas vezes por semana
35/mês

60 minutos de aula presencial ou online

Aulas de grupo
Sessão avulso
7/aula

60 minutos de aula presencial ou online

Aulas particulares
Sessão individual
15/aula

60 minutos de aula presencial ou online